156523 - Pesquisa de Mercado

Créditos: 2 práticos e 2 teóricos
Requisito: Amostragem
Objetivo: Apresentar ao aluno os principais conceitos e técnicas utilizados na área de Pesquisa de Marketing e a utilidade da Estatística como uma das principais ferramentas neste campo de aplicação.
Ementa: Conceito de Pesquisa de Marketing. Tipos de Pesquisas. Tipos e fontes de dados. Instrumentos de coletas de dados. Processamento e Análise de dados. Relatórios.

Bibliografia Básica: MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. Edição compacta, 4ª. Ed., São Paulo: Ed. Atlas, 2008. MATTAR, F. N. Pesquisa de Marketing. 2ª. Ed., São Paulo, Ed. Atlas, 1994. MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada, 3ª. Ed, Porto Alegre: Ed. Bookman, 2004. MCDANIEL, C.; GATES, R. Pesquisa de Marketing. São Paulo: PioneiraThomson Learning, 2003.

Bibliografia Complementar: CHURCHILL, JR. G. A.; BROWN, T. J. Basic Marketing Research. Mason: Thompson, 2004. KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing, 7ª. Ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998. ELIASHBERG, J.;  LILIEN, G. L. (Ed.) Marketing. Amsterdam: North-Holland, 1993. BACHA, M. L.. Introdução a pesquisa de marketing. São Paulo: CenaUn, c 1998. AAKER, D. A.; DAY, G. S.. Marketing research. 4 ed. New York: John Wiley, 1990.