1001089 - Programação e Algoritmos 1

Créditos: 1 teórico e 3 práticos
Requisitos: Nenhum
Objetivo: Capacitar os alunos a desenvolver algoritmos e programas usando linguagem de programação estruturada. Tornar os alunos aptos a criar programas para trabalhar com a representação e manipulação de dados em memória. Habilitar os alunos a programar utilizando sequências de comandos e estruturas de controle de fluxo (condicionais e de repetição), além de sub-rotinas (procedimentos e funções).
Ementa: Conceitos básicos de um computador: hardware e software. Desenvolvimento de algoritmos computacionais. Tipos de dados básicos. Identificadores, variáveis e constantes. Comando de atribuição. Entrada e saída de dados. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas. Programação sequencial, estruturas condicionais e de repetição. Variáveis compostas homogêneas (unidimensionais e bidimensionais). Variáveis compostas heterogêneas(registros). Programação modular (procedimentos, funções e passagem de parâmetros). Recursividade. Operações de entrada e saída em arquivos.

Referências Básicas: MEDINA, M., FERTIG, C. Algoritmos e programação: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Novatec Editora, 2006. MENEZES, N.N.C.Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2014. FORBELLONE, A.L.V., EBERSPACHER, H.F. Lógica de programação: a construção de algoritmos e estruturas de dados. 3. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.SOUZA, M.A.F. de Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para engenharia. 2.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2014

Referências Complementares: SEDGEWICK, R.,WAYNE, K. Algorithms. 4th. ed. Upper Saddle River: Addison - Wesley, 2011. KLEINBERG, J.,TARDOS, E. Algorithm design . Boston: Pearson/Addison - Wesley, 2006. SEDGEWICK, R. Algorithms in Java: parts 1-4: fundamentals, datastructures, sorting, searching . 3rd. ed. Boston: Addison - Wesley, 2003.SEDGEWICK, R. Algorithms in Java: parts 5: graph algorithms . 3rd. ed.Boston: Addison - Wesley, 2006.SALVETTI, D.D., BARBOSA, L.M.B. Algoritmos . São Paulo: Makron Books, 1998.