25/10/2017 - Atividades da XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar que abordam temas estatísticos ou desenvolvidas por docentes, alunos e convidados do Departamento

Os docentes, alunos e convidados do Departamento de Estatística contribuíram para a XI Jornada Científica, Tecnológica e Cultural da UFSCar com várias atividades que abordam temas estatísticos ( palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos).

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Apresentação de trabalhos de Iniciação Científica

Data: 25/10 e 26/10
Horário: 8:30 às 11:30
Local: Centro de Pesquisa em Materiais Avançados e Energia (prédio Petrobrás)

Apresentação de trabalhos do PET

PET Estatística – Contribuindo para consolidação e aperfeiçoamento do curso de Estatística - UFSCar
Gabriela Massoni
Bruno G. Bailly Clézio Lopes
Letícia Vieira
Prof. Ms.Pedro Ferreira Filho

PET Estatística – Integrando Ensino Pesquisa e Extensão na formação Discente
Marcela Musetti
Mariana Pavan Ióca
Natália Leite Cavalaro
Prof. Ms. Pedro Ferreira Filho

Local: AT2, sala 26

MESA REDONDA

O impacto dos Projetos e Programas Institucionais na qualidade dos cursos de Graduação da UFSCar (PET, PIBID, entre outros)

Programa de Educação Tutorial (PET)
Prof. Ms. Pedro Ferreira Filho (DEs - UFSCar)

Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID)
Profa. Dra. Isabela Custodio Talora Bozzini

Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI)
João Gabriel Bruscato Mistura

PEC-G e Pró-Haiti
Ms. Eliana Marques Ribeiro Cruz

Mediadora: Profa. Dra. Maria Silvia de Assis Moura (DEs - UFSCar)

Data: 25/10/2017
Local: Auditório da CPqMAE (Petrobrás)

PALESTRAS

Uma breve HISTÓRIA DA ESTATÍSTICA
Ministrante: Prof. Dr. Márcio Alves Diniz (DEs - UFSCar)
Local: Teatro Florestan Fernandes

Thais Maira Lima
Victor Candido Reis

Datas: 25, 26 e 27/10/2017
Local: Tenda ao lado do observatório

MINI CURSOS

A Estatística para alunos do ensino médio.
Público alvo: Alunos ingressantes na UFSCar e professores do ensino fundamental e médio.
Resumo:
Neste minicurso serão realizadas atividades relacionadas aos temas: probabilidade, com a apresentação do "passeio do bêbado"; estimação, com a aplicação do procedimento de captura e recaptura na estimação de uma população de peixes em um lago e análise descritiva de dados, aplicada às informações obtidas dos participantes. O objetivo da atividade é motivar o estudo da Estatística com exemplos simples, que possam ser desenvolvidos nas salas de aulas do ensino fundamental e médio das redes públicas e estaduais.
Número de vagas: 60
Ministrantes: Profa. Dra. Teresa Cristina Martins Dias (DEs - UFSCar) e Prof. Dr. José Carlos Fogo (DEs - UFSCar)
Data: 23/10/2017 e 24/10/2017
Horário: 14 às 16h
Local: AT 7, sala 160

Introdução ao software R
Ministrante: Rafael Izbicki (DEs - UFSCar)
Resumo: Neste minicurso introduziremos o R como ferramenta básica para fazer análises estatísticas. Serão abordados tópicos como a leitura de bancos de dados, construção de gráficos, cálculo de estatísticas resumo e regressão linear. Também discutiremos algumas estruturas básicas da linguagem e o uso de pacotes.
Número de vagas: 30
Datas: Segunda, 23/10/2017, entre 14hs e 16hs
           Terça: 24/10 entre 10hs e 12hs
Local: AT 10, sala 230

Uma Breve Introdução à Teoria da Decisão
Ministrante: Victor Fossaluza (IME-USP)
Local: AT 7, sala 162
Resumo:
No dia a dia, é comum nos depararmos com um problema de tomada de decisões, como, por exemplo, qual tratamento deve-se aplicar num determinado paciente, investir ou não dinheiro em ações e quais ações tem mais chances de trazer lucro no futuro, que time irá ganhar o Campeonato Brasileiro, etc. A inferência bayesiana e a teoria da decisão fornecem todas as ferramentas necessárias para tomar decisões em situações envolvendo incerteza.
Nesse minicurso, serão apresentados conceitos elementares de teoria de decisão por meio de exemplos simples. Serão introduzidas algumas interpretações de probabilidade e o conceito de função de perda/utilidade, e a ideia da tomada de decisões baseada na maximização da utilidade esperada.

Estatística Divertida: Aprendendo Alguns Conceitos
Embora o conceito de Estatística aparenta estar muito longe na nossa realidade, ele está muito presente no nosso dia-dia. Como exemplos, temos: experimentar a quantidade de sal de um determinado prato; incluir na receita de bolo uma xícara de farinha de trigo; olhar para o céu e decidir se levará ou não o guarda-chuva; listar os possíveis números que ocorrerão na próxima aposta da mega-sena; proferir o possível ganhador em um confronto de times de futebol, entre outros. Nos exemplos apresentado, o fato comum principal associado a cada experimento é a presença de ``incerteza''. Esta oficina tem como objetivo apresentar para os alunos de graduação os conceitos de Estatística de maneira clara, simples e lúdica. Exemplos práticos envolvendo dados de contagem serão apresentados para a melhor compreensão dos conceitos.
Ministrante: Profa. Dra. Katiane S. Conceição (ICMC - USP)
Número de vagas: 40 vagas
Local: AT 7, sala 161