Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Projetos

Projetos

CER - Centro de Estudos do Risco

CER

O CER é um laboratório de pesquisa emergente do Departamento de Estatística (DEs-CCET) da UFSCar, criado em 2004, cujo objetivo principal é agregar pesquisadores envolvidos no estudo, proposição de procedimentos estatísticos e análise de dados de risco.

A criação do CER foi, em parte, ditada pela necessidade da centralização das pesquisas em análise estatística de dados de risco que vêm sendo desenvolvidas individualmente ou em co-autoria pelos pesquisadores que estão agora agregados no CER, e em parte, devido a dependência cada vez maior das organizações em relação à formalização e teste de seus produtos, fazendo o estudo e a análise do risco, por meio de procedimentos estatísticos adequados, tornar-se um pré requisito indispensável.

O CER é coordenado pelo Prof. Dr. Luis Ernesto Bueno Salasar - DEs-UFSCar e conta atualmente com a participação ativa de vários professores do Departamento de Estatística da UFSCar bem como professores e pesquisadores de outros Departamentos e Universidades, inclusive pesquisadores de outros países, alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.

Mais informações no site: http://www.cer.ufscar.br

EJE - Empresa Júnior de Estatística

EJE

A EJE, Empresa Junior da Estatística da UFSCar, teve seu início há mais de 10 anos e tem como objetivo aprimorar a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula através de serviços prestados a comunidade em geral, atuando com eficiência em diversas áreas de consultoria, como projetos de pesquisas de opinião e mercado, auxiliando em teses de mestrado e doutorado, ministrando cursos de iniciação em softwares estatísticos e análises estatísticas dentre outros.

Uma empresa formada por estudantes do curso de Bacharelado em Estatística da UFSCar, composta por comprometimento, eficiência e criatividade de uma equipe de alunos graduandos de uma das universidades mais conceituadas do país.

Como Empresa Júnior, portanto sem fins econômicos, visamos desenvolver o potencial empreendedor, as habilidades administrativas e a capacidade analítico-expositiva dos alunos, puncionando o contato com o mercado de trabalho e auxiliando no aperfeiçoamento de suas habilidades e no desenvolvimento de competências para uma melhor atuação frente ao mercado.

Mais informações no site:http://www.ejeconsultoria.com.br

PET - Estatística

PET

O Programa PET do Curso de Bacharelado em Estatí­stica da UFSCar iniciou suas atividades em junho 2006 tendo como primeiro tutor o Prof. Dr. Jorge Oishi. O Grupo iniciou suas atividades com a participação de 4 alunos bolsistas; 4 novos bolsistas foram incluí­dos em 2007 e 2008 respectivamente totalizando 12 bolsistas. A proposta de criação do Grupo PET Estatística teve origem com o novo Projeto Pedagógico do Curso de Estatística implantado a partir do inicio de 2006. Essa proposta teve com eixo norteador o Projeto Participa-Cidadão cujo objetivo era realizar um conjunto de pesquisas de campo por amostragem, visando a criação de indicadores sociais para monitorar a qualidade de vida do município de São Carlos, SP. A partir deste eixo norteador eram desenvolvidas atividades em ensino, pesquisa e extensão de forma totalmente integradas.

A expectativa do Grupo era formar profissionais que pudessem contribuir em todas as fases de um trabalho de pesquisa social, desde o planejamento, desenvolvendo os instrumentos adequados, enfrentando todos os tipos de situações práticas, aprendendo a superar os problemas de logística que tanto afetam os resultados no levantamento dos dados, sabendo aplicar as técnicas estatísticas adequadas a cada tipo de dado e objetivo, além dos conhecimentos que geralmente não eram ministrados em cursos, tais como aprender a ter iniciativa, ser proativo, saber trabalhar em equipe, respeito aos outros, ética profissional e pessoal etc.

Pesquisas abrangendo cerca de 700 famílias da cidade de São Carlos foram realizadas investigando temas como: Saúde, Educação, Meio Ambiente, Consumo de Energia, Segurança e Habitação. É importante destacar que dada a dimensão das atividades desenvolvidas pelo grupo neste período, o PET atuava em conjunto com o Grupo AM-PM (Amostragem e Pesquisa de Mercado), também vinculado ao Departamento de Estatística da UFSCar, na realização das mesmas.

Com a aposentadoria do Prof. Dr. José Oishi em junho de 2009, o Prof. Pedro Ferreira Filho foi eleito o novo Tutor do Programa. Com a mudança de Tutor e o ingresso de 4 novos membros em julho de 2006 uma avaliação das atividades do Programa, com a participação de Tutores, ex-membros e membros da época, das atividades desenvolvidas nos seus três primeiros anos de existência foi realizada.

Em linhas gerais e resumidamente, a avaliação geral dos membros e ex-membros do Grupo foi de que as atividades do Projeto Pesquisa Participativa Cidadã estava contribuindo significativamente a formação dos membros do grupo, particularmente nas áreas de amostragem e análise de dados, fundamentais para a formação de um bom profissional em Estatística.

Porém o conjunto de atividades exigidas pelo Projeto, praticamente fazia com que o grupo todo praticamente em tempo integral se dedicasse ao mesmo nas suas diferentes fases de execução (planejamento, coleta de dados, implantação das bases de dados, analise e elaboração de relatórios). Desta forma, outras atividades propostas e desenvolvidas pelo Grupo eram prejudicadas, em particular, como apontaram os avaliadores do Plano de Trabalho de 2009, uma maior inserção e interação do grupo com os demais alunos do curso de Estatística.

A partir desta avaliação, o Plano de Trabalho do Grupo para o ano de 2010 foi redirecionado incorporando um novo conjunto de atividades visando uma maior interação e participação na consolidação do Projeto Pedagógico do Curso de Estatística. Porém a temática de construção de Indicadores Sociais não foi deixada de lado, ela passou a ser o eixo norteador das atividades de pesquisa coletiva do grupo com a diferença de que passaram a ser utilizados dados secundários (IBGE, SEADE,…) no lugar da obtenção de dados de fontes primárias (pesquisas). Dentre as atividades atuais do grupo podem ser destacadas: Mini Cursos, Seminários, Programa PET-Visita, Programa PET Recebe Ex-Petianos, Monitorias, Participação em Congressos, etc…

Atualmente o Grupo PET Estatística conta com a participação de 12 alunos bolsistas e três bolsistas voluntários.

Mais informações no site: https://petestatisticaufscar.wordpress.com/