Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Programa de Educação Tutorial

Programa de Educação Tutorial

PETIniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o PET "Programa de Educação Tutorial" foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC). Direcionado inicialmente a preparação de estudantes para Programas de Pós Graduação, o Programa recebeu novas diretrizes a partir do ano de 2006 constituindo-se num instrumento de fortalecimento e consolidação do Projeto Pedagógico do curso ao qual está vinculado. O PET atua sobre a graduação e está orientado para o desenvolvimento de atividades de caráter interdisciplinar e obtenção de conhecimentos práticos, objetivando a formação de cidadãos com ampla visão do mundo e responsabilidade social.

Atualmente, está sob responsabilidade da SESU/MEC e é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

Objetivos do Programa:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.


Para maiores informações consulte o site da Secretaria de Educação Superior (SESu) no portal do Ministério da Educação.

Acesse o site https://petestatisticaufscar.wordpress.com para mais informações sobre o PET Estatística.