62448 - Leitura e Produção de Textos para Estatística

Créditos: 2 práticos e 2 teóricos
Requisito: Nenhum
Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de leitura, interpretação, discussão de textos orais e escritos, com enfoque para a área de graduação, propiciar, ao aluno, a prática de produção de textos nas diversas estruturas, principalmente textos científicos que condizem com as necessidades acadêmicas e profissionais do aluno.
Ementa: Língua e Linguagem. Sujeito, texto e discurso. Tipologia textual e tipologia discursiva. Interpretação e produção de sentidos no texto. Leitura e discussão de textos com temática relacionada ao curso. Produções de textos nas diversas estruturas. Produções de textos científicos (fichamento, carta argumentativa, resumos, relatório, resenhas, projeto de pesquisa).

Bibliografia Básica: FARACO,C. A. Lingüística histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005. FIORIN, J. L. Introdução à lingüística: I. Objetos teóricos. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2012. INFANTE, U. NICOLA, J. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 1997.

Bibliografia Complementar: GUIMARÃES, E. Multilinguismo, divisões da língua e ensino no Brasil. Cefiel, IEL, Unicamp, 2005-2010. HENDGES, G. R. e MOTTA-ROTH, D. Produção textual na Universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. ILARI, R. Introdução à Semântica: brincando com a gramática. São Paulo: Contexto, 2008. MUSSALIN, F. e BENTES, A. C. Introdução à linguística I. São Paulo: Cortez, 2006. ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.