1001739 - Programação Estatística

Requisitos:
Programação e Algoritmos 1e Introdução à Inferência Estatística
Requisitos Recomendados: Programação e Algoritmos 2 e Cálculo Numérico
Objetivos: Apresentar ao aluno o impacto de representações numéricas nos resultados de algoritmos de análise estatística. Desenvolver nos alunos habilidades de programação, visualização e preparação dedados. Discutir conceitos de aleatoriedade e pseudoaleatoriedade em algoritmos. Ilustrar conceitos de inferência através de simulação estocástica.
Ementa: Representações numéricas, erros de truncamento e arredondamento. Organização e preparação de dados em pacotes estatísticos. Geração de números pseudoaleatórios uniformes e não uniformes. Métodos de inversão, aceitação-rejeição e transformações de variáveis aleatórias. Conceitos de inferência através de simulação estocástica. Integrações numérica e de Monte Carlo.

Bibliografia Básica: JONES, O.; MAILLARDET, R.; ROBINSON, A. Introduction to scientific programming and simulation using R, Boca Raton, Fla.: CRC Press, 2009. ROSS, S. M. Simulation, 2a ed., San Diego: Harcourt Academic Press, 1996. MAINDONALD, J.; BRAUN, W.  J. Data analysis and graphics using R: an example-based approach, 2a ed., Cambridge: Cambridge University Press, 2007.

Bibliografia Complementar: DALGAARD, P. Introductory statistics with R. New York: Springer, 2002. VERZANI, J.Using R for introductory statistics, Boca Raton, Fla.: Chapman & Hall/CRC, 2005. MUENCHEN, R.A. R for SAS and SPSS users, New York: Springer, 2009. KENNEDY JR, W.J.; GENTLE, J. E. Statistical computing, New York: Marcel Dekker, 1980. MORGAN, B. J. T. Elements of simulation,London: Chapman and Hall, 1984.