Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Disciplinas / Disciplinas / 15.211-0 - Probabilidade B

15.211-0 - Probabilidade B

Variáveis Aleatórias Contínuas. Momentos, Função geradora de momentos. Modelos contínuos de probabilidade: Uniforme Contínua, Normal, Beta, Exponencial, Gama. Relações entre Modelos de Probabilidade: t-de Student, F de Snedecor, Qui-quadrado. Transformações de Uma Variável Aleatória.

O objetivo da disciplina é apresentar a conceituação probabilística, com ênfase no caso contínuo e bidimensional para preparar o aluno para conceitos e métodos de inferência estatística.

Referências Básicas:

1. * JAMES, B. Probabilidade: Um Curso em Nível Intermediário. IMPA, Rio de Janeiro, 3a. ed., 2004.
2. * MOOD, A.M., GRAYBILL, F.A. & BOES, D.C., Introduction to the Theory of Statistics. McGraw-Hill International Editions, 3a. ed., 1974.
3. * ROSS, S. M. A first course in probability, New York: MacMillan, 1976.

Referências Complementares:

1. * BUSSAB, W. O. & MORETTIN, P. A. Estatística Básica. Saraiva, 5a. ed. 2005.
2.
* DANTAS, C.A.B. Probabilidade: Um Curso Introdutório. Edusp, São Paulo, 1997.
3.
* FELLER, W., An Introduction to Probability Theory and its Applications. Vol. I, Wiley, 1971.
4. * FELLER, W., An Introduction to Probability Theory and its Applications. Vol. II, Wiley, 1971.
5. * FERNANDEZ, P. J. Introdução a teoria das probabilidades, Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1973.
6. * HOEL, P.G., PORT, S.C. & STONE, C.J. Introdução à Teoria da Probabilidade. Interciência, 1978.
7. * LIPSCHUTZ, S. Teoria e Problemas de Probabilidade. Coleção Schaum, McGraw Hill, 1972.
8. * MAGALHÃES, M.N. Probabilidade e Variáveis Aleatórias. EdUSP, São Paulo, 2a. ed. 2006.
9. * MEYER, P.L. Probabilidade: Aplicações à Estatística. Livros Técnicos e Científicos, 2a. ed. 1983.
10. * ROHATGI, V. K., An introduction to probability theory and mathematical statistics, Ed. John Wiley & Sons, 1976.
11.* ROSS, S. Probabilidade: um curso moderno com aplicações, Porto Alegre: Editora Bookman, 2010.