Você está aqui: Página Inicial / Graduação

O Bacharelado em Estatística

O curso de graduação Bacharelado em Estatística da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, foi criado em 30 de abril de 1976, sendo reconhecido pelo Ministério da Educação em 20 de dezembro de 1982 por intermédio do parecer 570/82 do Conselho Federal de Educação. O primeiro vestibular foi realizado em julho do mesmo ano com o oferecimento de 30 vagas. A partir do ano de 2008, com o projeto REUNI, o número de vagas do Curso de Estatística foi expandido para 45.

Previsto para um total de 3090 horas em período integral, a duração do curso é de 4 anos, podendo ser cursado em no mínimo 3 anos e, em no máximo 7 anos. Tem uma fundamentação teórica forte aliada às atividades práticas no qual o aluno pode, de acordo com as suas aptidões, optar por uma ou mais ênfases (conjunto específico de disciplinas que propiciam um aprofundamento dos conhecimentos em uma determinada área de aplicação dos métodos estatísticos). As ênfases atualmente oferecidas pelo curso são: Análise de Riscos e Finanças; Qualidade e Confiabilidade; Saúde e Meio Ambiente e Estatísticas Sociais.

Paralelamente ao curso há o PET, Programa de Educação Tutorial da CAPES, que tem como principal meta fomentar atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão. É coordenado por um Tutor, professor do DEs e os alunos participantes são renumerados com bolsa.

Os alunos do Bacharelado em Estatística podem, ainda, desenvolver atividades de pesquisas e de aplicações no CER, Centro de Estudos do Risco e no CEA, Centro de Estatística Aplicada Profa. Lúcia Pereira da Silva. No CER, são desenvolvidos métodos, técnicas e aplicações relacionados especificamente a problemas de riscos, enquanto que, no CEA, sob a orientação de um professor do DEs, o aluno poderá interagir com profissionais e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento de forma a utilizar, em problemas reais, métodos e procedimentos estatísticos.

No ano de comemoração de seus 40 anos, o curso de Bacharelado em Estatística alcançou a marca do 500 formandos. Além disso, alguns números do curso no decorrer desses 40 anos podem ser vizualizados em: estatísticas.