Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Disciplinas / 15.910-7 - Laboratório de Estatística Aplicada

15.910-7 - Laboratório de Estatística Aplicada

Estudo de técnicas abordadas ou não durante o curso. Desenvolvimento da habilidade para identificar as técnicas adequadas à análise de conjuntos de dados e suas possíveis limitações. A metodologia dessa disciplina envolve a elaboração de relatórios técnicos descrevendo as análises de problemas reais, além de apresentações desses relatórios em diferentes formatos.

Assegurar ao aluno a capacidade de tratar um problema estatístico de forma a utilizar as técnicas mais recentes e adequadas à solução, bem como familiarizar o aluno às formas mais adequadas de apresentar os resultados obtidos. Assegurar aos alunos do Bacharelado em Estatística a revisão das técnicas estatísticas estudadas durante o curso e também técnicas estatísticas não abordadas nas disciplinas regulares. Além disso, apresentar aos alunos formas de abordagens para se relacionar com outras áreas do conhecimento e incentivar a cooperação e o trabalho em grupo de discussão.

Bibliografia Básica

1. Agresti, Alan. An introduction to categorical data analysis. 2 ed. New York: John Wiley, 2007. 372 p. -- (Wiley Series in Probability and Statistics)
2. Cox, David Roxbee; Snell, E. J.. Applied statistics. London: Chapman and Hall, c1981. 189 p.
3. Montgomery, Douglas C.. Design and analysis of experiments. 8 ed. Hoboken, NJ: John Wiley, 2013. 730 p.

Bibliografia Complementar

1. Collett, David, 1952-. Modelling binary data. 2 ed. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, c2003. 387 p. -- (Texts in Statistical Science Series)
2. Johnson, Richard Arnold; Wichern, Dean W.. Applied multivariate statistical analysis. 5 ed. New Jersey: Prentice-Hall, c2002. 767 p.
3. Mccullagh, Peter, 1952-; Nelder, John Ashworth. Generalized linear models. 2 ed. London: Chapman and Hall, 1989. 511 p. -- (Monographs on Statistics and Applied Probability; v.37)
4. Ritiz, Christian; Streibig, Jens Carl. Nonlinear regression with R. New York: Springer, 2008. 144 p. -- (Use R!)
5. Shumway, Robert H.; Stoffer, David S.. Time series analysis and its applications: with R examples. 3 ed. New York: Springer, c2006. 575 p. -- (Springer Texts in Statistics).