Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Disciplinas / 15.810-0 - Análise de Sobrevivência e Confiabilidade

15.810-0 - Análise de Sobrevivência e Confiabilidade

Número de Créditos: 4

Carga Horária: 60

Métodos Não-Paramétricos para estimação da função de sobrevivência. Modelos Paramétricos: distribuição exponencial, gama e Weibull e lognormal. Modelos de Regressão Paramétricos: exponencial, Weibull e valor extremo. Análise de resíduos. Modelagem via função de risco: modelo de Cox e modelo de taxa acelerada. Testes Acelerados: conceitos básicos, relação estresse-resposta e aplicações.

Apresentar aos alunos uma noção geral de análise de dados de sobrevivência e, capacitá-los a utilizar modelos paramétricos e não paramétricos, buscando sua formulação e aplicação.

Bibliografia Básica:

1. Livro texto: ANÁLISE DE SOBREVIVÊNCIA APLICADA, Enrico A. Colosimo e Suely R. Giolo, ABE - Projeto Fisher, Ed. Edgard Blucher, 370 pgs, 2006.
2. *ALLISON, Paul D.. Survival analysis using SAS: a practical guide. North Carolina: SAS Press, 2005.
3. *BENZE, B. G.Análise de Sobrevivência e Confiabilidade-Notas de aula. Ufscar – São Carlos.1999.

Bibliografia Complementar:

1. *BOLFARINE, H; ACHCAR, J. A.;RODRIGUES, J. (1991) Análise de Sobrevivência ABE, II Escola de Modelos de regressão, Rio de Janeiro.
2. *HOSMER, David W.; LEMESHOW, Stanley. Applied survival analysis: regression modeling of time to event data. New York: John Wiley, 1999.
3. *KLEIN,J. P.;MOESCHBERGER, M. M. Survival Analysis.Springer.New York. 1997.502p.
4. *KLEINBAUM, David G.; Klein, Mitchel. Survival analysis: a seft-learning text. 2 ed. New York: Springer, 2005.
5. *TABLEMAN, Mara; KIM, Jong Sung. Survival analysis using S: analysis of time-to event data. Boca Raton: Chapman & Hall/CRC, 2004.
6. *THERNEAU, Terry M.; GRAMBSCH, Patricia M.. Modeling survival data: extending the cox model. New York: Springer, 2000.