Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Disciplinas / 15.802-0 - Métodos em Biometria

15.802-0 - Métodos em Biometria

Epidemiologia. Estudos de Caso-Controle. Coorte. Riscos. Avaliação de testes diagnósticos: Sensibilidade e Especificidade. Coeficientes de concordância Kappa. Ensaios Biológicos. Estimação da Potência Relativa: Comparação de Preparados por Análise de Variâncias. Análise de Respostas Quantais. Métodos estatísticos em bioequivalência. Método Crossover.

Familiarizar o aluno com os métodos e softwares estatísticos aplicados à Saúde, Biologia e áreas afins.

1. ARMITAGE, P. Statistical Methods in Medical Research.
2. BLACKWELL Scientific Publications. Oxford, 1980.
3. BUSSAB, W.O.; MIAZAKI, E.S.; ANDRADE, D.F. Introdução à Análise de Agrupamentos.
4. ESSEX-SORLIE, D. (1995). Medical Bioestatistics and Epidemiology. Ed. Prentice Hall. 587 p.
5. FINNEY, D.J. Statistical Method in Biological Assay. 2a Ed., Griffin, 1964.
6. KAHN, H.A.; SEMPOS, C.T. Statistical Methods in Epidemiology. Oxford University Press, 1989.
7. KLEINBAUM, D.G.; KUPPER, L.L. & MORGENSTERN, H. Epidemiologic Research.
8. SNEDECOR & COCHRAN. Statistical Methods. 6a Ed. Iowa, Iowa State University.
9. SOARES, J.F., Siqueira, A.L. (2001): Introdução à Estatística Médica; 2ª. Ed., Departamento de Estatística da UFMG.
10. Arango, H. G. (2009): Bioestatística - Teórica e Computacional - Com Banco de Dados Reais em Disco; Ed. Guanabara Koogan, 3a. Edição.
11. Pagano, M., Gauvreau, K. (2008): Princípios de Bioestatística; Ed. Cengage Learning.
12. VIEIRA, S., Metodologia Científica para a Área de Saúde, Ed. Campus, 2001.