Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Disciplinas / 15.656-6 - Controle Estatístico de Qualidade

15.656-6 - Controle Estatístico de Qualidade

Conceito de Qualidade e Perspectiva Histórica. Controle Estatístico do Processo e as Sete Ferramentas Estatísticas de Qualidade. Gráficos de Controle para Atributos e para Variáveis. Analise de Capacidade de Processos de Produção. Analise de Capacidade Gage. Métodos de Inspeção de Lotes por Amostragem, para Atributos e para Variáveis. Normas ISO 9000 e Tópicos de Gestão de Qualidade.

Objetivo: Capacitar o aluno para aplicar técnicas estatísticas apropriadas ao controle de qualidade e à gestão de processos de produção.

Básica:

1. MONTGOMERY, D.C. Introdução ao Controle Estatístico de Qualidade, 4a ed. LTC, 2004.
2. Controle da qualidade. [Juran"s quality control - handbook]. Joseph M. Juran (Ed.); Frank M. Gryna (Ed.). Maria Claudia de Oliveira Santos (Trad.). Sao Paulo: Makron, c1991. v.1. 377 p.
3. WERKEMA, M.C.C. Ferramentas Estatísticas Básicas para o Gerenciamento de Processos, Série Ferramentas da Qualidade - Fund. Christiano Ottoni, Escola de Engenharia de UFMG, B.Horizonte, MG.1996;

Complementar:

1. American Society For Quality Control. QC circles: applications, tools and theory. Davida M. Amsden (Ed.); Robert T. Amsden (Ed.). Milwaukee: [s.n.], 1976. 174 p
2. Burr, Irving Wingate. Statistical quality control methods. New York: Marcel Dekker, c1976. 522 p.
3. Werkema, Maria Cristina Catarino. As ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos. 5 ed. Belo Horizonte: Desenvolvimento Gerencial, c1995. 106 p.
4. Duncan, Acheson J.. Quality control and industrial statistics. 4 ed. Homewood: Richard D. Irwin, 1974. 1047 p.
5. Werkema, Maria Cristina Catarino; Aguiar, Silvio. Otimizacao estatistica de processos: como determinar a condicao de operacao de um processo que leva ao alcance de uma meta de melhoria. Belo Horizonte: UFMG, 1996. 331 p. -- (Ferramentas da Qualidade; v.9).