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15.652-3 - Pesquisa de Mercado

Número de Créditos: 4

Carga Horária: 60

Ementa:

Conceito de pesquisa de marketing; Tipos de pesquisas; Tipos e fontes de dados; Medidas e instrumentos de coletas de dados; Tipos de amostragem; Coleta e processamento de dados; Análise de dados; Relatórios.

Objetivos gerais:

Apresentar ao aluno os principais conceitos e técnicas utilizados na área de pesquisa de marketing, e a utilidade da estatística como uma das principais ferramentas neste campo de aplicação.

Bibliografia:

Bibliografia Básica

1. MATTAR, F.. Pesquisa de Marketing. Edição compacta, 4ª. Ed., São Paulo, Ed. Atlas, 2008. (livro texto)
2. MALHOTRA, N. K.. Pesquisa de Marketing. Uma orientação aplicada, 3ª. Ed, Porto Alegre, Ed. Bookman, 2004.
3. MCDANIEL, C.; GATES, R.. Pesquisa de Marketing. São Paulo, Thomson Learning, 2003.

Bibliografia Complementar

1. CHURCHILL, JR. G.A.; BROWN, T. J.. Basic Marketing Research. Mason: Thompson, 2004.
2. KOTLER,P.; ARMSTRONG, G.. Princípios de Marketing, 7ª. Ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall, 1998.
3. FERBER, R.. (Ed.) Handbook of marketing research. New York: MacGraw-Hill, 1979, 387 p.
4. BACHA, M. L.. Introdução a pesquisa de marketing. São Paulo: CenaUn, c1998. 128 p.
5. AAKER, D. A.; DAY, G. S.. Marketing research. 4 ed. New York: John Wiley, 1990. 739 p.