Você está aqui: Página Inicial / Disciplinas / Disciplinas / 15.504-7 - Estudos Populacionais

15.504-7 - Estudos Populacionais

Conceitos gerais. Recenseamento. Amostragem por Domicílio, PNAD. Diagrama de Lexis. Análise por período e Estrutura Populacional. Análise de Mortalidade. Crescimento Populacional e projeções. Amostragem por área. Erros não amostrais. Estimadores complexos.

Familiarizar o aluno com a área da demografia e tópicos avançados em amostragem.

Referências básicas:

1. KISH,L. Survey Sampling. John Wiley & Sons, 1965.
2.
SANTOS, J.F. e Outros. Dinâmica da População: teoria, métodos e técnicas de análise. T.A. Queiroz Editor, São Paulo, 1980.
3.
BROWN, S.A., ALAIN, E.L. Elementos de demografia. Rio de Janeiro, Edit. Zahar, 1979.

Referências Complementares:

1. PRESSAT, R. L"analyse Démographique. Presses Universitaires de France. 1973.
2. ELIZAGA, J.C. Métodos demográficos para el studio de la mortalidad. Chile: Centro Latino Americano de Demografia. 1972.
3. BAPTISTA FILHO,O. População e Desenvolvimento: interpretação da dinâmica demográfica. São Paulo: Edit. Pioneira. 1965.
4. COCHRAN, W. Sampling Techniques. John Wiley, 1977.
REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS DA POPULAÇÃO. Campinas/SP. Associação Brasileira de Estudos Populacionais.