Você está aqui: Página Inicial / Departamento / Laboratórios

Laboratórios

Laboratórios de Informática

lab_informatica.png 

Uma das principais ferramentas do estatístico é o computador. O Departamento de Estatística conta com quatro laboratórios de informática:
- Laboratório de Ensino e Integração - para uso dos alunos do Bacharelado em Estatística, em que os discentes aprendem a usar os recursos computacionais e principais softwares estatísticos, desenvolvendo atividades didáticas e de extensão.
- Laboratório de Informática da Pós-Graduação – LIP, para uso dos pós-graduandos em Estatística e de professores, onde são desenvolvidos trabalhos didáticos e de pesquisas.
- Laboratórios de Informática da Graduação – LIGs, para uso dos professores e alunos no ensino e prática das disciplinas: uso de softwares estatísticos, recursos computacionais, entre outros.

Centro de Estudos do Risco – CER

CER

O CER é um laboratório de pesquisa do Departamento de Estatística, criado em 2004, cujo objetivo principal é agregar pesquisadores envolvidos no estudo, proposição de procedimentos estatísticos e análise de dados de risco.
A criação do CER foi, em parte, ditada pela necessidade da centralização das pesquisas em análise estatística de dados de risco que vêm sendo desenvolvidas individualmente ou em co-autoria pelos pesquisadores que estão agora agregados no CER, e em parte, devido à dependência cada vez maior das organizações em relação à formalização e teste de seus produtos, fazendo o estudo e a análise do risco, por meio de procedimentos estatísticos adequados, tornar-se um requisito indispensável.
Atualmente o CER agrega mais de 20 pesquisadores e mais de 40 alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
Mais informações na página: http://www.cer.ufscar.br

Centro de Estatística Aplicada – CEA

CEA.png

O CEA Profa. Lúcia Pereira da Silva é um órgão vinculado ao Departamento de Estatística, que presta assessoria estatística a pesquisadores de diversas áreas, para solução de problemas práticos.
Os trabalhos atendidos pelo CEA são, na maioria, de pesquisadores de diversas áreas da própria universidade.
Também são atendidos trabalhos externos à universidade, para indústrias, prestadoras de serviço, etc. É através do CEA que os alunos iniciam sua experiência profissional, trabalhando sob a orientação de um professor.

Centro de Inferência Aplicada – CINA

CINA.png

O Laboratório Centro de Inferência Aplicada (CINA) é um laboratório de pesquisa do PPGEs da UFSCar, criado em 2008, com o objetivo principal é agregar pesquisadores envolvidos no estudo, proposição de procedimentos estatísticos e análise de dados das mais diversas áreas.A criação do CINA foi ditada pela necessidade da centralização das pesquisas em inferência estatística que vêm sendo desenvolvidas individualmente ou em co-autoria pelos pesquisadores que estão agora agregados no CINA. O CINA conta atualmente com a participação ativa de vários professores do Departamento de Estatística da UFSCar, pesquisadores de outras instituições de ensino superior, tanto nacional quanto internacional, bem como alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica.
Vários integrantes dos grupos de pesquisas vinculados ao PPGEs são participantes do CINA, e desenvolvem as suas atividades de pesquisas, incluindo as atividades relacionadas ao desenvolvimento dissertações e teses, dentro das dependências do CINA.
Além disso, várias pesquisas de pesquisadores do Departamento de Estatística da UFSCar em conjunto com pesquisadores de outras instituições de ensino superior são desenvolvidas dentro das dependências do CINA.