Você está aqui: Página Inicial / Departamento

Apresentação

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi criada em 13 de dezembro de 1960 e iniciou suas atividades em 1969. Em 30 de abril de 1976 foi criado o curso de graduação de Bacharelado em Estatística, sendo o primeiro vestibular realizado em julho do mesmo ano, com o oferecimento de 30 (trinta) vagas. A partir de 2008, com o projeto REUNI, o curso de estatística passou a oferecer 45 (quarenta e cinco) vagas anuais.

Em 20 de dezembro de 1982 o Curso foi reconhecido pelo Ministério da Educação através do Parecer do Conselho Federal de Educação de número 570/82.

Inicialmente o curso esteve diretamente ligado ao Departamento de Computação e Estatística (DCEs). Em 1987, esse departamento foi desmembrado surgindo o Departamento de Estatística (DEs), hoje o principal responsável pelo curso de Bacharelado em Estatística, bem como o responsável pelo oferecimento de disciplinas básicas de Estatística para outros cursos de graduação da UFSCar. O departamento conta atualmente com 21 professores efetivos, sendo 1 mestre, 20 professores doutores, além de um professor visitante, de uma docente voluntária e uma professora substituta.

Em 1995 o departamento iniciou as atividades de Pós-Graduação com a implantação de um curso de Especialização em Estatística. Em 1997 este curso foi transformado no Programa de Mestrado em Estatística e, a partir de 2006, passa também a oferecer o Programa de Doutorado em Estatística.

Em 2006 o Bacharelado em Estatística passou a participar do Programa de Educação Tutorial - PET, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).